Sessão encerra Congresso de IoT e apresenta oportunidades e riscos

 

O empreendedorismo é uma atitude de grande valor. Empreender em TI – segundo José Vidal Bellinetti Júnior, diretor executivo do Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS) e diretor do Fórum Brasileiro de IoT – “nos aproxima dos grandes e importantes movimentos de transformação digital de nossos dias. No caso de Internet das Coisas, empreender é realmente importante, mas traz complexidade maior pela combinação de requerimentos de software, comunicação e hardware, bem como pela intensa transformação da cadeia de valor”.

Nessa declaração, o coordenador da sessão de encerramento do 1Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas – que acontece nos dias 1 e 2 de setembro, em São Paulo (SP) – introduz os desafios e os gargalos reservados à cadeia de Valor da IoT para as pequenas e medias empresas, cujos papeis vão além da geração de aplicações e se abrem a novos segmentos de infraestrutura e de hardware.

Que papel se reserva às empresas de IoT nascentes?  Quais são as suas necessidades? Quais as oportunidades de efetivos desenvolvimentos para pequenas e médias empresas de IoT? Como importantes players veem estas questões e quais são as iniciativas a serem destacadas? Para Vidal Bellinetti, esses são os pontos sensíveis a serem explorados na promoção efetiva do empreendedorismo em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês de Internet of Things).

Além de Vidal Bellinetti, que também responde pela coordenação do Espaço Inovação desde 2005 e coordena o Desafio IoT Cidades Inteligentes, participaram da sessão: Flávio de Andrade Silva, coordenador do programa de IoT do CPqD; John Lemos Forman, presidente do Conselho Riosoft; Leonardo Mattiazzi, vice-presidente de inovação da CI&T; e Jimmy Lui, Manager de Technology Consulting & Open Innovation da Accenture.

 

O congresso

Com a finalidade de mostrar a importância da IoT para a sociedade em geral, apresentar as mais recentes tecnologias mundiais e contribuir para a consolidação da participação do Brasil no cenário da IoT, despertando na sociedade em geral a consciência da importância da IoT, o Fórum Brasileiro de IoT realiza nos dias 1 e 2 de setembro de 2016, em São Paulo, o 1Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas, um programa de seminários que reunirá especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais.

Com o tema central “Smart World – IoT como base de um mundo melhor”, especialistas nacionais e Internacionais, acadêmicos, empresários, empreendedores, políticos e representantes de instituições públicas e privadas de pesquisa e fomento se encontrarão durante dois dias para discussão das principais tendências em IoT.

O programa completo pode ser consultado em iotbrasil.org.br/confira-a-programacao-i-congresso-brasileiro-e-latino-americano-de-iot/.

 

Serviço

  • 1Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas
  • Data: 01 e 02 de setembro
  • Horário: 9h às 18h
  • Local: Centro de Convenções Frei Caneca
  • Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP
  • Inscrições devem ser previamente feitas no site www.iotbrasil.org.br