body { background-image: url("https://iotbrasil.org.br/top.jpg"); background-repeat: no-repeat; background-attachment: scroll; }






AGENDA DE EVENTOS
Fórum Brasileiro de IOT | Seminário Industrial Internet of Things (IIoT) - este seminário será via WEB
Seminário Industrial Internet of Things (IIoT) - este seminário será via WEB

Seminário Industrial Internet of Things (IIoT) - este seminário será via WEB
Sao Paulo SP

      


Fórum Brasileiro de IoT e Universidade Presbiteriana Mackenzie convidam para o primeiro seminário de IoT em 2020, a ser realizado em 24 de março, entre 09h00 e 13h00.

<<<<<<<< ATENÇÃO: A Diretoria do Fórum conseguiu manter a data do Seminário e fazê-lo via WEB, em função das restrições do Corona Virus >>>>>>>>>>>



O tema do seminário será: IIoT - Industrial Internet of Things e as suas necessidades de formação de recursos humanos

1. IIoT - Industrial IoT 
a. SENAI - O impacto da IIoT no futuro da indústria 
Leticia Franceschini Rodrigues e Murilo Cinel 
b. ZORFATEC - Redes 5G alavancando a IIoT 
Paulo Roberto Santos 
c. IPT - Industrial IoT e os desafios para implantação na indústria brasileira 
Matheus Jacon Pereira

2. Formação de Recursos Humanos
a. MACKENZIE - Necessidades de recursos humanos na área de TI 
Nizam Omar
b. CPS - Centro Paula Souza - Atualização tecnológica e pedagógica de docentes do Centro Paula Souza 
Almério Melquíades de Araújo
c. USP - CITI - Experiência com formação online em IoT 
Roseli de Deus Lopes

3. Painel de debates - Propor uma agenda do caminho crítico na formação de recursos humanos
a. todos os palestrantes participam


Local: Este seminário será VIRTUAL / VIA WEB
<<<<< as informações de como acessar você receberá em breve >>>>>



Inscrições  GRATUITAS e obrigatória através do link


Patrocínio:
   


Apoio:
                  



Currículos dos Palestrantes:

1.     Leticia Franceschini Rodrigues

Engenheira de Produção e Mestre em Indústria 4.0 com vivência em laboratório de pesquisa na Alemanha referência na área, foi pesquisadora no Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) atuando principalmente nos temas Indústria 4.0, Digitalização e Internet das Coisas. Atualmente como Consultora de Digitalização e Indústria 4.0 no SENAI-SP, desenvolve pesquisas e projetos aplicados na área de Maturidade dentro dos conceitos de Indústria 4.0, entregando diretrizes para nortear projetos de digitalização em toda a cadeia de valor das indústrias e prestadores de serviços.

 

2.     Murilo Cinel

Engenheiro Eletricista, Mestrando em Engenharia Elétrica e aluno da Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Foi pesquisador no Laboratório de Processamento de Sinais e Aplicações em projetos científicos e de inovação. Possui experiências na área de manutenção em automação bancária e informática, equipamentos elétricos e eletrônicos, e instrumentos de medição. No SENAI-SP atua como Consultor nos Processos de Digitalização e Indústria 4.0, com o objetivo de tornar a indústria paulista mais competitiva.

 

3.     Paulo Roberto Santos

Sócio Diretor da Zorfatec, consultoria em Inovação Tecnológica, Engenheiro Industrial Mecânico, MBA em Gestão e Engenharia do Produto pela Escola Politécnica da USP, Especialista em Industria 4.0. Pesquisador na UFABC na área de inovação. Durante mais de 25 anos atuou na Festo Brasil, sendo responsável por P&D e pela Estratégia de Produtos na Região Américas.

Tem Especialização em Administração de Empresas, Gerenciamento do Desenvolvimento de Produtos, e Dinâmica Organizacional e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas.

Especialista em Gestão da Inovação, posicionamento estratégico da empresa para novas tendências como Industrial IoT e Indústria 4.0 (Manufatura Avançada). Com mais de 25 anos de experiência na Gestão de Projetos de Inovação, Engenharia e Automação. Mentor dos principais projetos de demonstradores de Indústria 4.0 apresentados na FEIMEC 2016, Expomafe 2017 e FISPAL 2017. Responsável pelos workshops “Rumo à Indústria 4.0” da FIESP, Além de projetos para ABDI, ABIMAQ, CNI e SENAI. Um dos pioneiros na introdução do tema Industria 4.0 no Brasil.

Palestrante sobre temas de Inovação, Automação Industrial, Internet das Coisas (IoT) e Industria 4.0. Apresentando os temas em congressos, seminários e eventos especializados no Brasil e América do Sul.

 

4.     Matheus Jacon Pereira

Mestre em Engenharia da Computação pelo IPT. Tendo como principais linhas de pesquisa, a aplicação de IoT em questões alinhadas a Automação Industrial, Sistemas Inteligentes de Transporte e Cidades Inteligentes. Atualmente está envolvido com o desafio de implementar a Moagem 4.0 na planta piloto de mineração no IPT. 

 

5.     Nizam Omar

Professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1999, possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974), Mestrado em Matemática Aplicada - Informática pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1979) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Professor Titular do ITA (aposentado). Atualmente é Diretor da FCI e Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação. Atua na área de Ciência da Computação há mais de 4 décadas, com ênfase em Teoria da Computação, Inteligência Artificial e Linguagem Formais e Autômatos. Vem desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: Sistemas Tutores Inteligentes, Automação, Adaptabilidade e Otimização de Sistemas, Aprendizagem de Máquina. Desenvolve soluções e aplicações para problemas nas áreas de Informática na Educação, Engenharia, Finanças entre outros.

 

6.     Almério Melquíades de Araújo

Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) e Bacharel/Licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, que promove a elaboração e reformulação curricular, a capacitação continuada de docentes, a educação a distância e a supervisão educacional.

 

7.     Roseli de Deus Lopes

Professora associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). É vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI-USP), que inclui dentre outros recursos laboratoriais uma unidade de manufatura avançada em Internet das Coisas. Coordena estudos e projetos de pesquisa em tecnologias interativas, com ênfase em aplicações para saúde, educação e inclusão. Coordena programas e projetos voltados a despertar incentivar talentos em Ciências e Engenharia, dentre eles a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, maior feira de âmbito nacional pré-universitária, e o [email protected], iniciativa que provê infraestrutura laboratorial associada a estratégias de ensino e aprendizagem baseada em projetos e prototipação rápida para estudantes de graduação em engenharia. Atua como coordenadora científica do STEAM TechCamp Brasil (iniciativa em parceria com a Embaixada Americana no Brasil), Desafio de Inovação da 3M e Campus Mobile do Instituto Net Claro Embratel. Atualmente, coordena os Programas de Pré-Iniciação e Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Faz parte da Diretoria SBPC - Sociedade Brasileira para o Programa de Ciência (eleita para a gestão 2017-2019 e 2019-2021).














EXISTEM ARQUIVOS PARA DOWNLOAD, PORÉM VOCÊ PRECISA SER CADASTRADO PARA EFETUAR O DOWNLOAD.
  • cadastre-se ou Logue-se