body { background-image: url("https://iotbrasil.org.br/top.jpg"); background-repeat: no-repeat; background-attachment: scroll; }






AGENDA DE EVENTOS
Fórum Brasileiro de IOT | BlockIoT - possibilidades da simbiose entre IoT e Blockchain - 22/jul/2021
BlockIoT - possibilidades da simbiose entre IoT e Blockchain - 22/jul/2021

BlockIoT - possibilidades da simbiose entre IoT e Blockchain - 22/jul/2021


O Fórum Brasileiro de Internet das Coisas e o CPQD apresentam "BlockIoT - possibilidades da simbiose entre IoT e Blockchain".

 


Data: 22 de julho, 10:00h às 12:00h – gratuito.

 


Convidados:

-      Vasco Varanda Picchi: da empresa Safe Trace, vai falar sobre o monitoramento das condições de produção no campo usando IoT + Blockchain (projeto Perfect Trace) e o uso do IoT na solução ATC - Safe Trace;

-      Rafael Presa: da Fundação IOTA, apresentará casos de uso relevantes na indústria automotiva e da mobilidade, ao integrar o conceito de IoT à Blockchain da IOTA;

-   Sérgio Ribeiro: do CPQD, vai falar sobre a identidade das Coisas, o uso da identidade digital descentralizada, baseada em blockchain, na identificação segura de dispositivos IoT.

 

 

Coordenação:

-      José Reynaldo Formigoni Filho, Gerência de Soluções Blockchain, CPQD;
-      Gabriel Antonio Marão, Presidente, Fórum Brasileiro de IoT.




 

Biografias:

 

José Reynaldo Formigoni Filho

Graduado em 1984 em engenharia elétrica pela Universidade de Campinas. Em 1995 obteve o título de mestre em engenharia de sistemas pela mesma universidade.  Ingressou no CPqD em 2000, atuando como consultor e pesquisador em diferentes projetos em Tecnologia da Informação e Comunicação. MBA em Direito Eletrônico em 2018 pela Escola Paulista de Direito. De 2003 a 2010 foi gerente de estratégia e inteligência regulatória, atuando em projetos de consultoria para o setor de comunicações, tendo como clientes empresas operadoras, Ministério das Comunicações e Anatel, além de empresas operadoras no exterior. De outubro de 2010 até o final de 2018, foi gerente da área de Tecnologias de Segurança da Informação. Desde meados de 2018, é o gerente da área de soluções blockchain do CPqD, sendo responsável pela proposição e gestão executiva de projetos de P&D para diferentes setores, pelo desenvolvimento do ecossistema blockchain através concepção de novos modelos de negócio, governança de rede, assim como o desenvolvimento de parcerias tecnológicas e de negócio no tema.


Sérgio Luís Ribeiro

Sérgio Ribeiro é bacharel em Matemática Aplicada e pós-graduado em Sistemas de Informação pela PUC e possui MBA Pela FGV e Ohio University.

Possui mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e, há mais de 20 anos, vem se dedicando e trabalhando com assuntos relacionados à Segurança da Informação. Coordenou e participou de vários projetos, auditorias, consultorias e desenvolvimento de soluções tanto para grandes corporações como para governos.

Já atuou em diversas empresas multinacionais e, atualmente, é especialista em Segurança da Informação no CPQD. Possui experiência em gestão de riscos e proteção de infraestruturas críticas (CIP e CIIP), segurança em tecnologias blockchain, Identidade digital, segurança em IoT, comunicação estratégica de defesa, continuidade de negócios, cyberwar e crime digital.

Também é CISSP (Certified Information Systems Security Professional) pelo ISC² e Especialista em Business Continuity (AMBCI) pelo Business Continuity Institute-UK.